Acessibilidade

Formas de Ingresso

Bolsas e Financiamentos

A Faculdade dos Guararapes é uma das Instituições de Ensino Superior que mais oferta bolsas e financiamentos estudantis em Pernambuco. Nossos estudantes podem ser beneficiados por programas governamentais, como o ProUni e financiamentos, como FIES e PraValer.

Conheça todas as opções, escolha a FG e mude seu futuro profissional.

PROUNI

O que é?
O Programa Universidade Para Todos – Prouni é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de Ensino Superior.

Quem pode? 
É voltado para aqueles que fizeram o Enem e obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das suas cinco notas, além de nota superior a zero na redação. Para concorrer a uma das bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as parciais – de 50% – a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesses casos não é exigida comprovação de renda e os candidatos devem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Quais os benefícios?
O programa oferece bolsas de 100% e 50% de acordo com a avaliação dos pré-requisitos de cada candidato.

Quando acontece?
Para saber o cronograma atualizado, basta acessar o site do Prouni no portal www.mec.gov.br, informando seu CPF e o número da sua inscrição e senha do ENEM.

Como obter mais informações?
Para saber sobre cronograma, documentação e demais informações, acesse o www.mec.gov.br.

É vedada a inscrição de estudante cuja nota obtida no Enem mais recente seja inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e cuja a nota na redação do Enem referente seja igual a zero.

INSCRIÇÕES

FIES

O que é?

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação para estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior privado.

Quem pode?
É voltado para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, oferecidos por Instituição de Ensino Superior participante do Programa. É importante informar que desde 29 de julho de 2011, o Enem passou a ser uma exigência para quem deseja concorrer ao financiamento. No mais, vale a regra de sua concessão ser voltada para estudantes matriculados em cursos presenciais com avaliação positiva pelo MEC, com conceito maior ou igual a 3. Estão isentos do critério do ENEM, no entanto, os professores em exercício do magistério da Educação Básica na Rede Pública de Ensino, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública e regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia; e os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio antes de 2010.

Quais os benefícios?
O programa financia até 100% do valor do curso, oferecendo a taxa de juros de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Quando acontece?
O FIES tem fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas no próprio site do financiamento, que pode ser acessado no portal sisfiesaluno.mec.gov.br.

Como obter mais informações?
*Comparecer no período a ser fixado pelo MEC para assinar a renovação do contrato (aditamento), que poderá ser simplificado ou não simplificado. O aluno também deverá atender as convocações da Instituição para possíveis regularizações do contrato.

 

PRAVALER

CRÉDITO UNIVERSITÁRIO PRAVALER

O Pravaler é financiamento estudantil em que você paga a metade do valor no dobro do tempo. E o melhor: sem juros.

Funciona assim: Cada mensalidade é paga em duas parcelas, por exemplo, a mensalidade de janeiro será paga em janeiro e fevereiro; a de fevereiro será paga em março e abril; e assim por diante.

Benefícios do PRAVALER

O crédito possui uma série de vantagens para ajudar você a garantir os seus estudos.

Conheça mais:

• Financia 100% do seu curso.

• Você já começa a pagar enquanto estuda, não acumulando grandes dívidas posteriores.

• As parcelas do PRAVALER não se acumulam. Você começa a pagar um semestre só depois de finalizar o pagamento do anterior.

• O tempo de pagamento do financiamento é de 2 vezes o tempo do curso.

• O garantidor pode ser qualquer pessoa, parente ou amigo.

• Você, aluno, não é obrigado a ter renda, mas, se tiver, pode combiná-la com os rendimentos do garantidor.

• Todo o processo de contratação do PRAVALER é on-line. Você conclui em poucos minutos e a qualquer hora e lugar.

• Experiência de 10 anos de atuação na área de financiamentos.

Pré-requisitos 

O PRAVALER é um financiamento sem complicação e você só precisa atender a alguns requisitos mínimos para desfrutar dos benefícios:

• TER UM GARANTIDOR COM RENDA DE, PELO MENOS, UM SALÁRIO MÍNIMO
Pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo. Atenção: O seu garantidor não pode ter um contrato vigente com o PraValer ou ser garantidor de outro aluno do PraValer.

• COMPROVAR RENDA MÍNIMA DE 2 VEZES O VALOR DA MENSALIDADE

A renda mínima pode ser composta pelos rendimentos do garantidor somados à sua renda, ou somente pela renda do garantidor, no caso de você não estar trabalhando ou não possuir renda própria.

• NÃO TER RESTRIÇÕES DE CRÉDITO

Você e seu garantidor não podem ter restrições de crédito no SPC, SERASA e devem estar com o CPF regular.

SIMULE SEU PRAVALER AQUI