Acessibilidade
ATIVIDADES CAMPUS PIEDADE
As atividades realizadas pela CPA envolvem todos os públicos atendidos pela UNIFG (campus Piedade) buscando sempre avaliar o serviço que está sendo prestado, com foco nos processos de melhorias, e vão desde a elaboração de questionários de autoavaliação até a apresentação dos resultados para o corpo diretivo da IES, passando pela sensibilização do público e pelo fornecimento de feedback aos departamentos. A CPA também analisa os resultados dos relatórios divulgados pelas comissões do MEC/INEP que visitam a instituição para autorização, reconhecimento, recredenciamento, dentre outros procedimentos de avaliação, buscando priorizar melhorias a partir dos pontos levantados nos relatórios.As principais atividades realizadas pela nossa CPA são:

  • Reuniões ordinárias mensais e extraordinárias quinzenais com os membros da CPA para planejamento e execução das atividades regulares da CPA;
  • Apresentação da CPA para todas as comissões do MEC/INEP que visitam a UNIFG  durante os processos de recredenciamento, autorização e reconhecimento de curso;
  • Observação da realidade institucional, buscando analisar quais pontos precisam ser avaliados;
  • Elaboração dos questionários de autoavaliação a partir da escuta dos segmentos;
  • Sensibilização do público para que respondam aos questionários de autoavaliação com consciência;
  • Aplicação dos questionários de autoavaliação;
  • Análise dos resultados e elaboração de relatórios;
  • Fornecimento de feedback dos resultados aos departamentos;
  • Discussão dos resultados junto ao corpo diretivo da IES, com vistas à elaboração do Plano de Melhorias;
  • Prestação de contas à comunidade sobre as resoluções adotadas.

CAMPUS BOA VISTA

As atividades realizadas pela CPA envolvem todos os públicos atendidos pelo campus Boa Vista, buscando sempre avaliar o serviço que está sendo prestado, com foco nos processos de melhorias, e vão desde a elaboração de questionários de autoavaliação até a apresentação dos resultados para o corpo diretivo da IES, passando pela sensibilização do público e pelo fornecimento de feedback aos departamentos.

A CPA também analisa os resultados dos relatórios divulgados pelas comissões do MEC/INEP que visitam a instituição para autorização, reconhecimento, recredenciamento, dentre outros procedimentos de avaliação, buscando priorizar melhorias a partir dos pontos levantados nos relatórios.

As principais atividades realizadas pela nossa CPA são:

  • Reuniões ordinárias mensais e extraordinárias quinzenais com os membros da CPA do campus Boa Vista para planejamento e execução das atividades regulares da CPA;
  • Apresentação da CPA para todas as comissões do MEC/INEP que visitam o campus Boa Vista durante os processos de recredenciamento, autorização e reconhecimento de curso;
  • Observação da realidade institucional, buscando analisar quais pontos precisam ser avaliados;
  • Elaboração dos questionários de autoavaliação a partir da escuta dos segmentos;
  • Sensibilização do público para que respondam aos questionários de autoavaliação com consciência;
  • Aplicação dos questionários de autoavaliação;
  • Análise dos resultados e elaboração de relatórios;
  • Fornecimento de feedback dos resultados aos departamentos;
  • Discussão dos resultados junto ao corpo diretivo da IES, com vistas à elaboração do Plano de Melhorias;
  • Prestação de contas à comunidade sobre as resoluções adotadas.

 

Outras informações

CALENDÁRIO (CAMPUS PIEDADE)

Desde o ano de 2002 que a UNIFG realiza práticas voluntárias de autoavaliação. Quando a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, foi implementada, a IES se organizou para cumprir aos requisitos legais do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), instalando a sua Comissão Própria de Avaliação – CPA e seguindo um calendário anual de autoavaliação, para cumprir o ciclo avaliativo a cada ano, a partir da escuta dos quatro segmentos (Professores, Estudantes, Funcionários e Comunidade Externa).

Dentro do calendário anual, a Autoavaliação Institucional é vivenciada, na FG, de duas maneiras: uma anual e outra semestral. Acerca da primeira maneira, esta diz respeito aos questionários respondidos pela Sociedade Civil Organizada (1º Semestre) e pelos Funcionários (2º Semestre), os quais realizam à autoavaliação uma vez por ano.

A segunda maneira, que é a realizada por Professores e Estudantes, acontece semestralmente, tendo em vista a necessidade de avaliar não só aspectos gerais da IES (como infraestrutura, por exemplo, que poderia ser avaliada uma vez por ano), como também aspectos específicos do semestre acadêmico (tais como o desempenho dos professores). Também são escutados os estudantes e docentes da Pós-graduação, e os egressos da Faculdade dos Guararapes.

As pesquisas efetuadas geram resultados que são analisados em confronto com a realidade cotidiana da Instituição e, posteriormente, revertidos em ações de correção de pontos negativos e de fortalecimento de pontos positivos.

ATENDIMENTO (CAMPUS PIEDADE)

A CPA está à disposição para atender você e esclarecer suas dúvidas. Nossa sala fica ao lado da Central Acadêmica e pode ser vista facilmente no Hall de Entrada da FG.

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30.

A CPA está sempre buscando melhorias para a IES como um todo. Se você tem alguma sugestão de melhoria para a IES ou até mesmo para os nossos questionários de avaliação, procure a CPA e nós teremos o maior prazer em atendê-lo. Entretanto, vale a pena lembrar que reclamações sobre pontos específicos devem sem encaminhadas à Ouvidoria, que fica perto da Biblioteca.

METODOLOGIA (CAMPUS BOA VISTA)

TABELA 1

Estrutura semestral de aplicação dos questionários junto aos segmentos

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE
MAIO OUTUBRO
 

Avaliação da FG pela

Sociedade Civil

 

Avaliação da FG pelo

Corpo Técnico-administrativo

 

JUNHO NOVEMBRO
 

Avaliação da FG por

Docentes e Estudante

 

Avaliação da FG por

Docentes e Estudantes

Fonte: Projeto de Autoavaliação Institucional

Conforme a Tabela 1, o primeiro semestre fica com a responsabilidade da Sociedade Civil (maio) e dos Estudantes e Docentes (junho); o segundo semestre, corpo técnico-administrativo (outubro) e Estudantes e Docentes (novembro).

O ciclo de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade dos Guararapes de Recife segue as nove etapas indicadas pela Lei dos SINAES, e estão apresentadas na Figura 1, a seguir:

Figura 1–Ciclo de Autoavaliação 2017 da FG-Recife. Fonte: Elaboração Própria com base nos SINAES

ATENDIMENTO - CAMPUS BOA VISTA

A CPA do campus Boa Vista  está à disposição para atender você e esclarecer suas dúvidas. Nossa sala fica no segundo andar, na entrada que dá acesso à Sala dos Professores e à Secretaria geral, ao lado do NAPE.

A CPA está sempre buscando melhorias para a IES como um todo. Se você tem alguma sugestão de melhoria para a IES ou até mesmo para os nossos questionários de avaliação, procure a CPA e nós teremos o maior prazer em atendê-lo.

Procure-nos também pelo e-mail do coordenador: thiago.cunha@unifg.edu.br