Acessibilidade

Central do Candidato: (81) 4020-9085 / Central do Aluno: (81) 3461-5556 +

Disciplinas Online - Graduação Tradicional

Neste espaço, o aluno da Graduação Tradicional obtém informações sobre o funcionamento das disciplinas on-line. São dicas, orientação para seu primeiro acesso, familiarização com a sala de aula virtual e funcionamento da disciplina. Outras dúvidas? Procure nos monitores tecnológicos da sua unidade ou envie para


Acessando a disciplina on-line

Vantagens do Blackboard

Perguntas frequentes

1. Onde curso a minha disciplina on-line?

Entre na sua Sala de aula virtual, o Blackboard. Faça o seu login no site da UniFG, acesse seu vínculo de aluno e clique no link "Sala de aula virtual".

2. Terei um professor virtual?

Sim. No Blackboard você irá ter contato com o professor da sua disciplina através do fórum "Fale com o professor". Entre em contato sempre que tiver dúvidas de conteúdo. Você não deverá ficar sem resposta por mais de 48 horas nos dias úteis.

3. Como devo acompanhar a minha disciplina on-line?

No link "Calendário e Críterios" do menu lateral de sua disciplina você encontra todas as informações importantes como: prazos, valor das atividades, composição de nota, período de agendamento e realização das avaliações presenciais e orientações de estudo on-line. Organize seu horário de estudo de acordo com os prazos das aulas e atividades informados. Organização e disciplina no estudo on-line garante que você realize todas as ações propostas e aprenda com efetividade.

4. Como é composta minha nota na disciplina on-line?

N1 - Atividades Online
Valem de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e equivalem a 40% da RP (resultado parcial) As Atividades Online devem ser realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Blackboard) e compõe a sua N1.

  • Atividade 1: Valendo até 3,0 pontos.
  • Atividade 2: 10 questões valendo 0,20 cada, totalizando até 2,0 pontos.
  • Atividade 3: Valendo até 3,0 pontos.
  • Atividade 4: 10 questões valendo 0,20 cada, totalizando até 2,0 pontos.

Obs: As Atividades são liberadas no decorrer do semestre, conforme as datas previstas no Calendário da disciplina.

N2 – Prova Presencial
A prova presencial é composta por 10 questões objetivas (múltipla-escolha) e corresponde a 60% da nota final, valendo 1 ponto cada, totalizando 10,0 (dez) pontos possíveis. A nota N2 é atribuída por meio da realização de uma prova presencial, individual e eletrônica, aplicada nos laboratórios credenciados da universidade no período especificado no calendário das disciplinas. Após ser realizado um prévio agendamento.

Prova 2ª CHAMADA
A Prova de 2ª chamada será aplicada apenas aos estudantes que não realizaram a Prova Presencial (N2). A prova de 2º CHA tem o mesmo peso da N2 e corresponde a 60% da nota final. As notas das Provas de Segunda Chamada são compostas por 10 questões objetivas (múltipla-escolha), valendo 1 ponto cada, totalizando 10 (dez)pontos possíveis. Para realizar a Prova de Segunda Chamada é cobrada a taxa institucional, com o valor expresso em edital da secretaria acadêmica. Pois é necessário que o discente realize a solicitação e posteriormente

Cálculo da Média para Aprovação

O CÁLCULO DA NOTA FINAL (NF) É REALIZADO DA SEGUINTE FORMA:
NF = (N1*0,4) + (N2*0,6)

Atenção: são considerados aprovados os estudantes que obtiverem Nota Final (NF) igual ou superior a 7,0 (sete pontos).

PROVA DE RECUPERAÇÃO (REC)
Caso não obtenha desempenho suficiente para aprovação na disciplina ao realizar a Prova Presencial ou Prova de Segunda Chamada, o aluno deverá automaticamente realizar a Prova de Recuperação.

Para a realização da Prova de Recuperação, é necessário ter Nota Final (previamente calculada) superior a 3,0 (três) pontos. Caso contrário, não poderá realizá-la e estará automaticamente reprovado em sua disciplina.

As notas das Provas de Recuperação possuem valor de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos. A Média Final de cada disciplina é calculada como a média da Nota Final (NF) e a Nota da Prova de Recuperação.

A Nota para aprovação na disciplina após a realização da Prova de Recuperação é igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos. Caso não obtenha o desempenho necessário, o aluno estará automaticamente reprovado.

O CÁLCULO DA NF APÓS A RECUPERAÇÃO (NOTA FINAL) É FEITO DA SEGUINTE FORMA:
(NF + RECUPERAÇÃO) / 2 = NF

5. Quando e onde realizarei minhas avaliações presenciais?

As avaliações presenciais (N2 e Prova Final) são aplicadas conforme agendamento realizado, em período indicado no cronograma da disciplina. Ao acessar o sistema de agendamento, na própria sala de aula virtual, você deverá escolher a data, horário e local para realização, dentre as opções disponíveis. Ao final do procedimento, será possível enviar para seu e-mail as informações do agendamento realizado. Na data agendada, orientamos que compareça com 15 minutos de antecedência ao local da realização da avaliação presencial, portando um documento pessoal com foto.

Atenção! O não agendamento acarretará na impossibilidade de realizar a N2 ou Prova Final, e, consequente, nota 0,0 (zero) na avaliação presencial.

6. Onde obtenho apoio diante de dificuldades no uso de ferramentas tecnológicas da disciplina on-line?

A UniFG oferece suporte tecnológico presencial no processo de ensino/aprendizagem através de uma equipe de monitores tecnológicos, que realiza treinamentos - individuais ou em grupo - relacionados ao uso técnico de ferramentas educacionais e a organização do estudo on-line. Você consegue localizá-los no laboratório de informática de uso livre das unidades acadêmicas ou em outro local indicado.

7. E se eu tiver reclamações/problemas sobre a oferta da disciplina on-line, quem poderá me auxiliar?

Envie e-mail para o seu suporte (). Não esqueça de indicar no e-mail seu curso, matrícula e o nome da disciplina on-line em questão. Se for um problema técnico, inclua também um print da tela que exibe o erro, contendo a data e hora do ocorrido. O seu suporte deve te responder em até 48 horas nos dias úteis.