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FAQ – Perguntas frequentes

Preparamos este material com as dúvidas mais frequentes para que você fique sempre bem informado.

Funcionamento

Quais os horários de funcionamento das Centrais de Atendimento ao Aluno?

O horário de funcionamento da Central de Atendimento ao Aluno – CAA é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 13h. As CAAs estão localizadas nos campi Piedade, Boa Vista e Piedade.

Quais os horários de funcionamento das Centrais de Atendimento ao Candidato?

O horário de funcionamento da Central de Atendimento ao Candidato – CAC é das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 13h. As CACs estão localizadas nos campi Piedade, Boa Vista e Piedade. O Call Center funciona das 8 às 21h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 8h às 14h.

 

Senhas

Esqueci minha senha do Autoatendimento. Como faço para recuperá-la?

Clique aqui e informe os dados necessários. A nova senha será direcionada ao e-mail alternativo cadastrado.

Matrícula

Como faço para renovar minha matrícula?

Acesse o Autoatendimento aqui com seu login e senha e busque “Renovação de Matrícula”. Atente-se aos prazos. Em casos de pendências acadêmicas ou financeiras, compareça à CAA para regularizar a situação.

Quais os critérios para que o aluno consiga renovar sua matrícula?

A renovação financeira acontece quando o boleto do semestre subsequente é gerado e pago. Para concluir a renovação acadêmica ele tem que ter as notas e faltas lançadas no sistema.

Como faço para mudar de turno ou turma?

Pode ser feito através do Autoatendimento.
O aluno deve acessar o seu autoatendimento e clicar na opção solicitação de serviços, logo em seguida, no campo “matrícula” aparece a opção de “mudança de turno”.
Clicando na opção o site irá pedir que o aluno informe o turno desejado e faça uma observação sobre a troca.
Observações:
1) Estar regularmente matriculado no semestre vigente;
2) Estar dentro do prazo, estabelecido em calendário acadêmico, para ajuste de matrícula;
3) Ter vaga na turma/turno de interesse.
4) Estar adimplente com as mensalidades.

O que é aproveitamento de disciplinas?

É a dispensa de disciplinas concedida por meio de análise da Coordenação do curso, mediante solicitação do aluno. Somente disciplinas de curso de Graduação reconhecido, cursadas em Instituição de Ensino Superior (IES), podem ser aproveitadas.

Como posso realizar a solicitação de aproveitamento de disciplinas?

Para alunos ingressantes, a solicitação é realizada na Central de Atendimento ao Candidato no ato da matrícula; para alunos veteranos é realizada na CAA, no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico institucional.

O Aluno deve acessar o seu autoatendimento e clicar na opção solicitação de serviços. Logo em seguida, no campo “matrícula”, aparece a opção de “aproveitamento de disciplinas”. Clicando na opção o site irá pedir que o aluno informe as disciplinas na qual ele deseja aproveitar e assim aguardar o aval do coordenador do seu curso.
Observação:
1) O aproveitamento de disciplina deverá ser solicitado no primeiro semestre do ingresso do aluno na FG e até data estipulada no calendário acadêmico, prazo de 11 dias uteis para análise.

2) Para fins de aproveitamento, o histórico escolar e os programas das disciplinas devem ser emitidos pela IES na qual as disciplinas foram cursadas.

Vida acadêmica

Como solicito 2ª Chamada?

O Aluno deve acessar o seu autoatendimento e clicar na opção solicitação de serviços. Logo em seguida, no campo “NOTAS”, aparece a opção de “Segunda Chamada”.
Ao clicar, o aluno deve informar a disciplina e a unidade onde ele vai realizar a prova.
Observação:
1) Antes da solicitação, se faz necessário o LANÇAMENTO DA NOTA 0 no sistema e habilitação por parte do professor da disciplina.
2) A solicitação e o pagamento da taxa deverão ser realizados, em até 02 dias úteis, antes da realização da prova de 2ª chamada.
3) Pagamento disponível em boleto bancário ou diretamente na Central de Atendimento ao Aluno, através de cartão crédito/débito.

Como faço para emitir declaração de matrícula?

O aluno deve acessar o seu Autoatendimento e clicar na opção “solicitação de serviços”. Logo em seguida, no campo “Documentações”, aparece a opção de “Declaração de Matrícula”. Então é só escolher a declaração desejada.

ALUNOS MATRICULADOS:

1) Solicitação via Web disponível apenas para alunos devidamente matriculados no semestre da solicitação, ficando isentos da taxa.
2) Impressão gratuita após a solicitação através do Autoatendimento.
3) Caso seja requerido assinatura e carimbo além da autenticação já fornecida na declaração, estudante deverá apresentá-la na Central de Atendimento ao Aluno, respeitando prazo de assinatura e carimbo.

EX ALUNOS:

1) Para ex alunos/alunos não matriculados, será necessário o comparecimento à Central de Atendimento ao Aluno para solicitar e efetuar o pagamento da taxa respectiva à documentação.

Preciso de uma declaração com dados específicos. Como faço?

O aluno deve acessar o seu Autoatendimento e clicar na opção solicitação de serviços. Logo em seguida, no campo “Documentações” aparece a opção de “Declaração Específica”. Ao clicar, é preciso informar os dados que deverá conter na sua declaração.

ALUNOS MATRICULADOS:

1) Solicitação via web disponível apenas para alunos devidamente matriculados no semestre;
2) Estudante deverá preencher no campo abaixo as informações que deseja constar na declaração;
3) Declaração será confeccionada, para o ALUNO MATRICULADO, dentro do prazo de 07 (sete) dias úteis, ficando ISENTO do pagamento da taxa respectiva;
4) Após deferimento, declaração ficará disponível no Autoatendimento durante o prazo de 05 (cinco) dias úteis, sendo de inteira responsabilidade do estudante imprimi-la.

5) Caso seja requerido assinatura e carimbo além da autenticação já fornecida na declaração, o estudante deverá apresentá-la na Central de Atendimento ao Aluno, respeitando prazo de assinatura e carimbo.
5.1) No ato do recebimento, estudante deverá apresentar documentação oficial com foto. Caso o recebimento seja feito por terceiros é obrigatório a apresentação de procuração legal acompanhada de documento de identificação com foto.

EX-ALUNOS:

1) Comparecer à Central de Atendimento ao Aluno para solicitação e pagamento (cartão crédito/débito) da taxa respectiva;
2) Confecção só será iniciada após o pagamento da taxa, no prazo de 07(sete) dias úteis;
3) No ato do recebimento, ex-aluno deverá apresentar documentação oficial com foto. Caso o recebimento seja feito por terceiros é obrigatório a apresentação de procuração legal acompanhada de documento de identificação com foto.

Onde posso solicitar a minha Colação de Grau?

O aluno deve acessar o seu Autoatendimento e clicar na opção solicitação de serviços. Em seguida, no campo “Colação de Grau”, aparece as opções de “Certificado de Grau e Diploma Regular – Coletivo”, “Certificado de Pós-Graduação” e “Colação de Grau Diploma Individual”.
Observações:
1) Solicitar, obrigatoriamente, no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico;
2) Revisar o cadastro dos dados pessoais no ato da solicitação;
3) No caso de concessão de grau em turma regular, o aluno assinará Diploma em data estabelecida pela Secretaria Geral e informada pela coordenação do Curso;
4) Concluinte poderá ser representado por procurador legalmente constituído;
5) O aluno deve assinar ATA por ocasião da Colação de Grau.
6) O prazo de entrega do Diploma de Graduação é de até 24 meses, a partir da data da assinatura da ata de colação.
7) O aluno deverá estar com sua estrurura curricular devidamente concluída, ENADE e Atividades Complementares finalizados (conforme exigência de curso).

Financeiro

Sou ex-aluno FG. Possuo algum desconto no Centro Universitário por este motivo?

O aluno que tenha concluído curso de Graduação na FG poderá solicitar desconto de 15% em suas mensalidades dos cursos de Pós-Graduação.

Até quando posso efetuar o pagamento da mensalidade?

O pagamento da mensalidade poderá ser efetuado, com desconto, até o 5º dia útil de cada mês.

Como posso retirar a 2ª via do boleto da mensalidade?

O aluno poderá acessar o Autoatendimento aqui, selecionar: Financeiro > Menu Financeiro > 2ª via de boletos. Em caso de dúvidas, o aluno poderá contar com o suporte da CAA.

Quais as opções que eu tenho para efetuar o pagamento das minhas mensalidades?

O Aluno pode pagar as mensalidades de 3 formas.
1-      No Autoatendimento é possível realizar o pagamento on-line com o cartão de crédito;
2-      No Autoatendimento também há a opção de gerar boleto com a mensalidade desejada para pagamento;
3-      Na Central de Atendimento ao Aluno pode ser efetuado o pagamento no cartão de Crédito/Débito.
 
Observação: Não é aceito o pagamento em espécie na IES.

Problemas no meu financeiro. Onde resolver?

O aluno pode comparecer à Central de Atendimento ao Aluno e verificar suas questões financeiras. O aluno também pode entrar em contato através dos telefones: 3461-5592, 3461-5593 e 3461-5519.

Bolsas e Financiamento

Quais os procedimentos para conseguir o financiamento do PRAVALER?

O processo de contratação é completamente automatizado e deve ser realizado no http://www.creditouniversitario.com.br. O aluno preenche o cadastro, aguarda o processo de análise do crédito e, após a aprovação, entrega a documentação na Instituição.

O que é Fies?

É um financiamento estudantil criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura – MEC.

Quem pode solicitar o Fies?

Estudantes que atendem às exigências estabelecidas nas normas do Fies e pré-selecionados no processo seletivo do Fies.

Como faço para realizar o aditamento semestral do Fies?

O processo de aditamento é realizado através do sistema informatizado do Fies (SisFies), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica do aluno.

Posso incluir disciplinas extras no Fies?

Sim, desde que o aluno inclua as disciplinas no aditamento semestral. Poderá escolher uma disciplina de dependência e/ou uma de adaptação OU duas disciplinas de adaptação.

O que é Prouni?

É um programa do MEC que concede bolsas de estudos integrais e parciais (50%) a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Como faço para renovar o Prouni?

O aluno deverá comparecer todos os semestres ao Setor de Bolsas e Financiamentos para assinar o termo de atualização de usufruto da bolsa.

Qual o horário de funcionamento do Setor de Bolsas e Financiamentos da FG?

O atendimento da Central do Fies/Prouni acontece de segunda a sexta, das 9 às 21h, e aos sábado, de 8h às 12h.

Biblioteca

Qual o limite da multa para que eu possa continuar com a situação regular na Biblioteca?

Pelo sistema de multa cumulativa, o valor é de R$ 19 (dezenove reais).

Possuo multa na Biblioteca. Como faço para gerá-la e efetuar pagamento?

Entre no seu Autoatendimento e acesse a Biblioteca. Identifique o valor devido, imprima o boleto e pague em bancos conveniados ou loterias. A compensação bancária é de até 72 horas (prazo máximo) para que o sistema identifique o seu pagamento e dê baixa no sistema. Caso queira pagar com cartão de débito e crédito, você também pode se dirigir à Central de Atendimento ao Aluno e realizar o pagamento.

Peguei um livro na Biblioteca de um campus, mas gostaria de devolver em outro. Posso fazer esta devolução?

Não. A devolução está condicionada ao campus de onde foi retirado o material.