Acessibilidade

Dúvidas

Como Participar

• estar matriculado em série regular da graduação;
• estar matriculado em série que não seja a primeira ou a última de sua estrutura curricular, respeitadas as restrições específicas de cada curso;
• não possuir matrícula sub judice;
• ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 7,0 (sete);
• estar adimplente com suas obrigações financeiras;
• não estar respondendo a processo administrativo;
• ser aprovado em entrevista pessoal;
• ter a recomendação do diretor do curso;

Pessoas com bolsas e descontos podem realizar intercâmbio?

O aluno pode fazer o intercâmbio, porém as bolsas não são extensivas ao exterior. Caso o aluno possua qualquer tipo de desconto ou bolsa, está será suspensa temporariamente, durante o período do intercâmbio. Quando o aluno retornar do intercâmbio, qualquer tipo de auxílio que o aluno possua será reativado.

Qual o valor da mensalidade? (Até dia 05 de cada mês)

Graduação: Mesmo valor de mensalidade pago no Brasil, com exceção de algumas instituições. Para informações mais especificas entrar em contato com o International Office.

Qual o período que posso estudar?

Existem especificidades de curso para curso. Porém, geralmente o aluno deve estar entre o 2º e penúltimo período. Em alguns cursos o TCC se inicia no antepenúltimo semestre, ou seja, impossibilitando o aluno de viajar neste semestre. Para informações mais especificas entrar em contato com o International Office.

A Universidade Potiguar me auxilia financeiramente?

Não existe auxilio financeiro por parte da universidade, por isso, o aluno a partir do momento que desejar participar do intercâmbio deverá ter consciência de seus gastos financeiros.

Qual tipo de auxílio que o International Office - UnP me oferece?

• Inscrição no programa de intercâmbio Laureate;
• Contato com as diversas instituições da rede sobre o processo acadêmico do aluno;
• Orientação e acompanhamento da situação acadêmica do estudante antes e depois do embarque;
• Contato com as Coordenações de Curso no processo de convalidação de disciplinas;
• Orientação no processo de vistos, passagens, seguro-saúde e acomodações.

Quando eu retornar do intercâmbio as minhas disciplinas serão validadas?

Uma vez APROVADOS nas disciplinas na Universidade de destino, as mesmas serão reavaliadas e convalidadas na Universidade de origem em conformidade com o formulário de convalidação previamente preenchido no International Office. Para informações mais especificas entrar em contato com o International Office.

Preciso saber falar alguma língua local com fluência?

Para os países de língua espanhola não, porém onde as aulas são ministradas em inglês, sim. Países onde as universidades ministram aulas em inglês, exigem testes que comprovem o conhecimento do aluno no idioma. É necessário que o aluno tenha clareza de seus limites.

As universidades oferecem algum tipo de curso de línguas?

Existem universidades que oferecem cursos de idiomas gratuitamente (ex: Chile e Espanha e México) e outras que não oferecem nenhum tipo de curso de idiomas gratuito. Existem também universidades que oferecem o curso dependendo da formação de turma. O aluno recebe um certificado de que participou de um curso de línguas.

Qual o custo de vida mensal no exterior?

Estes dados são apenas estimativas, pois tudo depende de como será o ritmo de vida de cada aluno. Se tiver o hábito de comer muito na rua, saídas constantes para festas, turismo, entre outros, este valores tendem a aumentar.
O custo de vida varia de país para país:

França e Alemanha: em torno de 800,00 € EUR

Espanha e Chipre: em torno de 650,00 € EUR

Chile: em torno de 650,00 U$

México, Peru, Honduras, Panamá, Costa Rica: em torno de 600,00 U$

Como saber qual a disponibilidade dos cursos e universidades?

Existem vários países com diferentes universidades da Rede Laureate, o aluno procura qual o interessa e entra em contato com o International Office pelo telefone 3216-8640 (8h às 18h) ou intercambio@unp.br

Pós-Graduação: Como participar?

Diferente da modalidade de intercâmbio para graduação, o Programa de Intercâmbio Interinstitucional para Pós-Graduação, funciona de maneira distinta. Para informações mais especificas entrar em contato com o International Office.