Acessibilidade

O International Office da UnP, órgão que viabiliza as iniciativas, programas e serviços da Rede Laureate, oferecendo aos alunos qualidade internacional, formação multicultural e empregabilidade global, iniciou uma campanha que mostra a importância dos universitários retirarem o passaporte com o objetivo de se prepararem para viagens internacionais.

Veja como é fácil e o que é preciso para retirar o passaporte:

A intenção é mostrar aos alunos que o planejamento é importante para quem pretende ter uma experiência internacional no currículo. O passaporte, na verdade, é o primeiro passo para quem pretende fazer intercâmbio. Com ele, você observa quem realmente definiu o intercâmbio como meta, pois o aluno começa, de fato, a se planejar para alcançar o que idealizou (Contribuição: International Office UniNorte).

Pré-Requisitos: Ser brasileiro; Preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal; Apresentar os documentos originais abaixo:

Documentos

A) DOCUMENTO DE IDENTIDADE (PODEM SER ACEITOS COMO DOCUMENTO DE IDENTIDADE):

Cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública; carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional; carteira de identidade expedida por comando militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar; passaporte brasileiro anterior;

Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual com foto); carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;

Carteira de trabalho e previdência social-CTPS.

ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

B) TÍTULO DE ELEITOR E COMPROVANTES DE QUE VOTOU NA ÚLTIMA ELEIÇÃO (DOS DOIS TURNOS, SE HOUVE):

Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.

C) DOCUMENTO QUE COMPROVE QUITAÇÃO COM SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO:

Para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

D) CERTIFICADO DE NATURALIZAÇÃO, PARA OS NATURALIZADOS:

Conteúdo em breve!

E) COMPROVANTE BANCÁRIO DE PAGAMENTO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO - GRU

Referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido. O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.

F) PASSAPORTE COMUM OU DE EMERGÊNCIA ANTERIOR, QUANDO HOUVER (VÁLIDO OU NÃO)

A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro. Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, preencher e apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

G) CPF DO PRÓPRIO REQUERENTE, A PARTIR DOS 18 ANOS DE IDADE

Se o número deste não constar no documento de identidade apresentado.