O assistente social atua em equipes multiprofissionais de diferentes setores. Devido à desigualdade de renda e ao crescimento de políticas de inclusão e de acesso da população aos serviços básicos existe uma demanda crescente por assistentes sociais no Brasil.
Se você pretende contribuir para a redução das desigualdades sociais e colaborar para o desenvolvimento e transformação social de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento e execução de políticas sociais, escolheu o curso certo!
O Serviço Social é um curso de graduação cuja formação profissional visa compreender, em uma perspectiva crítica, as expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para o enfrentamento das desigualdades sociais, o respeito e garantia da cidadania, dos direitos sociais, das relações familiares e geracionais, bem como as questões de gênero, classe e etnia. Assim como, promover a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Nesse sentido, o Assistente social tem sido um profissional amplamente solicitado para atuar nas equipes multiprofissionais nos diferentes setores da sociedade.
O Serviço Social é uma das profissões que mais crescem no país. Diante das constantes transformações societárias no mundo do trabalho decorrem um intenso quadro de modificação das necessidades sociais e econômicas que assolam a vida das/dos trabalhadoras/os. Emergem, nesse contexto, elevados índices de desigualdade social, de população em estado de vulnerabilidade social, e em situação de violência e violação de direitos. O Estado, em uma sociedade democrática, é convocado para dar respostas as situações adversas decorrentes da relação de exploração entre capital e trabalho. Como também, em decorrência das transformações já citadas, o Mercado e a Sociedade Civil no mundo contemporâneo também tem assumido o papel de desenvolver ações na perspectiva da justiça e equidade social. Portanto, esses espaços se constituem como lócus privilegiado da atuação do Serviço Social. Assim, Assistentes sociais desenvolvem o seu fazer profissional nas seguintes áreas:
Seguridade Social (Saúde, Previdência Social e Assistência Social);
Educação;
Habitação e Saneamento;
Política Agrária;
Direitos Humanos;
Instituições Públicas e Privadas nos diferentes níveis, Municipal, Estadual e Federal;
Organizações do Terceiro Setor e Autarquias.