O curso de Engenharia da Computação foi lançado na Faculdade dos Guararapes em 2017 e visa preencher a demanda e o nicho profissional entre a Ciência da Computação e a Engenharia Eletrônica. Os profissionais do curso terão uma sólida formação em Engenharia e no projeto e desenvolvimento de soluções computacionais abrangendo desde o hardware, os circuitos digitais e sistemas embarcados até o processamento de sinais, de imagens e sistemas inteligentes.
A rápida mudança promovida pelos computadores tornou estável a oferta de vagas para o profissional da engenharia de computação e as perspectivas são animadoras para os próximos anos. Na maioria dos casos, o primeiro emprego surge através do estágio em uma grande empresa. O engenheiro da computação pode atuar tanto em companhias do setor de tecnologia, como nas empresas de diversos segmentos.
Na indústria, há investimentos na linha de produção – o que inclui a contratação de mão de obra especializada para trabalhar com máquinas sofisticadas. Este bacharel é requisitado para desenvolver softwares que auxiliem o andamento das indústrias e para criar equipamentos como telefones celulares, tablets, máquinas de lavar roupas e colheitadeiras, além de fabricação de computadores, de hardwares, de sistemas embarcados, automação industrial e robótica (projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas), gerenciamento de rede de computadores, desenvolvimento de software e aplicativos, marketing e venda (planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos), processamento digital de sinal, telecomunicações (interligação entre redes de telefonia) e muitos outros.