O Curso de Gestão da Tecnologia da Informação tem como objetivo capacitar o estudante sob a ótica de gestor de tecnologia da informação e comunicação, bem como os recursos envolvidos, compreendendo: infraestrutura física (hardware), sistemas e aplicativos (software) e recursos humanos (peopleware), dos ambientes informatizados, seja ele público ou privado, comercial, industrial ou de serviços. Habilita o gestor a interagir e explorar de forma mais efetiva e eficiente os provedores de serviços e produtos de TI, de forma a atender as necessidades provenientes do mercado, a partir de um conhecimento mais técnico de suas características e limitações.
O cenário mundial na atualidade caracteriza-se por apresentar um conjunto de transformações econômicas, sociais, políticas e culturais que afetam direta ou indiretamente organizações, instituições, associações, cooperativas, profissionais liberais, a própria sociedade e outros, fazendo com que Gestão de Tecnologia da Informação seja uma das áreas mais requisitadas em todo o mundo. A dinâmica evolutiva, no âmbito das organizações, estará marcada, nos próximos anos, por uma série de princípios básicos e por novos elementos, como: incremento dos serviços de informação e, consequentemente, uma procura maior por bases de dados e infraestrutura de TI; a busca por maior e melhor qualificação dos dirigentes, potencializando a oferta por formação de redes organizacionais, tanto verticais como horizontais, que impõem novos saberes para lidar com novos tipos de relações. O curso tem duração de 2,5 anos, com foco nas áreas de: Governança de TI, Gerência de Projetos, Sistemas de Informação, infraestrutura, banco de dados.
COORDENAÇÃO
Raoni Monteiro de Oliveira
E-mail: raoni.oliveira@unifg.edu.br