O Assistente Social é o profissional com capacitação teórico-metodológica, posicionamento ético e política, e conhecimento da dimensão técnico-operativa para o exercício profissional, com vistas a compreender o significado social e o desenvolvimento sócio histórico da profissão, nos cenários internacional e nacional, desvendando as possibilidades de intervenção, a partir da compreensão da realidade social e da formulação de respostas profissionais qualificadas para o enfrentamento as expressões da questão social.
Este profissional, portanto, tem a capacidade de: elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social; contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais; planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais; realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais; prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos; e realizar visitas, perícias técnicas, laudos, relatórios, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.
O Serviço Social é uma das profissões que mais crescem no país. Diante das constantes transformações societárias no mundo do trabalho decorrem um intenso quadro de modificação das necessidades sociais e econômicas que assolam a vida das/dos trabalhadoras/os. Emergem, nesse contexto, elevados índices de desigualdade social, de população em estado de vulnerabilidade social, e em situação de violência e violação de direitos. O Estado, em uma sociedade democrática, é convocado para dar respostas as situações adversas decorrentes da relação de exploração entre capital e trabalho. Como também, em decorrência das transformações já citadas, o Mercado e a Sociedade Civil no mundo contemporâneo também tem assumido o papel de desenvolver ações na perspectiva da justiça e equidade social. Portanto, esses espaços se constituem como lócus privilegiado da atuação do Serviço Social. Assim, Assistentes sociais desenvolvem o seu fazer profissional nas seguintes áreas:
Seguridade Social (Saúde, Previdência Social e Assistência Social);
Educação;
Habitação e Saneamento;
Política Agrária;
Direitos Humanos;
Instituições Públicas e Privadas nos diferentes níveis, Municipal, Estadual e Federal;
Organizações do Terceiro Setor e Autarquias.
UNIFG
Piedade:
- Criação: Portaria nº 671, 11/11/2014
- Reconhecimento: Portaria nº 824 de 22/11/18
Clique aqui e conheça os indicadores de Qualidade