Arquitetura e Urbanismo da UNIFG entre os melhores do país

Arquitetura e Urbanismo da UNIFG entre os melhores do país

25 / Janeiro / 2019

De acordo com a avaliação do MEC, o programa é o sexto melhor do país e o segundo do Norte-Nordeste.

O ano de 2018 trouxe mais uma grande conquista para a UNIFG. O curso de Arquitetura e Urbanismo do centro universitário foi considerado o sexto melhor do país em avaliação realizada pelo MEC em março do ano passado. No Norte/Nordeste, o curso ficou na segunda posição. A divulgação feita no final de 2018 pontuou o programa com a nota 4, numa escala que vai até 5.

O resultado proporcionou ao professor e arquiteto, José Adriano Pereira, a certeza de estar no caminho certo. “Ficamos felizes e lutaremos para manter o nosso compromisso de formar profissionais com um olhar diferenciado para a sociedade”, afirmou.

Bem próximo à posição considerada pelo MEC de excelência, o programa conta com uma infraestrutura diferenciada composta por ateliês; oficinas; laboratórios de informática e desenho técnico; além de um escritório modelo que oferece ao aprendizado prático equipamentos como plotter (impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões sem perda de qualidade), impressora 3D e cortadora a laser.

“Lutaremos para manter o nosso compromisso de formar profissionais com um olhar diferenciado para a sociedade”

José Adriano, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Também voltados às questões sociais, professores e alunos realizam constantemente ações de intervenção arquitetônica em comunidades pobres como Coque e Ilha de Deus, ambas em Recife. A associação filantrópica Lar de Clara é beneficiada através de ações dos corpos docente e discente.

O curso também tem importantes parcerias. Atualmente, tem convênio com o Habitat Para a Humanidade Brasil, ONG global sem fins lucrativos que está no país há 25 anos e atua na promoção de moradia como um direito humano fundamental e que já beneficiou mais de 76 mil pessoas. Através desta parceria, alunos são indicados à instituição filantrópica por professores para trabalho voluntário em comunidades carentes.

O programa possui convênio com a Academia Firenze e graças a esta parceria os alunos podem participar de imersão na Itália sobre patrimônio e restauro. Oito alunos da UNIFG já estudaram na Firenze. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e instituições que ofertam estágio como CIEE e IEL, entre outras, também têm parcerias com o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFG.