Acessibilidade
20 de Abril de 2017 14:12

Quadrinhos e HQs são temas de evento no campus Piedade

Aberto ao público e gratuito, encontre reunirá amantes das histórias em quadrinhos. Entre os presentes, o ilustrador Thony Silas, que tem desenhos para Marvel e DC Comics

O Recife Assombrado, Luciano Félix e mais um punhado de artistas se encontram com os amantes das histórias em quadrinhos no Pré-JabPop, que acontece sexta-feira (19), no campus Piedade da FG – integrante da rede internacional de universidades Laureate. A proposta do evento – aberto ao público, gratuito e realizado pelo centro universitário – é celebrar o mundo das histórias em quadrinhos (HQs), através de palestras, lançamento de livros e feira sobre o assunto.

Entre os participantes está o ilustrador pernambucano Thony Silas, que já desenhou quadrinhos para Marvel e DC Comics. No seu currículo estão personagens como Batman, Homem-Aranha e Demolidor. Outros nomes confirmados são Ary Santa Cruz, Vandrade Art, Jacqueline Lima, Rafael Cavalcanti, Fábio Paiva, Nathália Ferreira, Adrienne Descendant, Eron Villar, Bárbara Machado, José Carlos Braga, Laís M, Luna, Thiago Modenesi e Elvis Aleluia.

Artit’s Alley
O encontro contará ainda com uma versão local do Artist’s Alley, da Comic Con Experience. O Hall dos Artistas, como será chamado, possibilitará a interação entre cartunistas do estado com seu público: os participantes lançarão obras e venderão prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais. Após a feirinha, os artistas se reunirão para palestra com o tema “Produção e pesquisa sobre quadrinhos”, a partir de suas próprias obras.

O Pré-JabPop tem também viés acadêmico, com estudos e pesquisas sobre o assunto. O professor e especialista no tema Thiago Modernesi a segunda edição de seu livro “Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado do Brasil”, que ganhou o troféu HQMix, considerado o ‘Oscar dos Quadrinhos’. Thiago está a frente do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns (GIP-HQ), aberto ao público e que discute e produz HQs, cartuns e charges, como também o planejamento e produção de banners, pôsteres, livros, e artigos acadêmicos.

Jaboatão Pop
Segundo Thiago, o Pré-JabPop é uma prévia do Jaboatão Pop, que já acontece há dois anos na FG e reúne pesquisadores e amantes das histórias em quadrinhos. A programação desse evento – que já será a terceira edição – inclui minicursos, debates, oficinas, lançamentos, exibições e concursos, além de campeonato de RPG e games e apresentação de cosplays e dança.

Tanto o Jaboatão Pop e o Pré–JabPop são capitaneados pelo historiador Thiago Modenesi, que é especialista em ensino da História, mestre e doutor em Educação e já autor de dois livros relacionados a Histórias em Quadrinhos. Ele também é professor de Sociologia Jurídica e Ciência Política e Economia.

#Serviço:
O quê: Pré-JabPop
Quando: 19 de maio de 2017
Onde: campus Piedade da FG – Rua Comendador José Didier, 27, Piedade.
Horário: das 17h às 22h;
Quanto: gratuito