4 de novembro de 2020 11:08

Gerontologia, área que instiga alunos de Psicologia

Alunas do curso de Psicologia participam de projetos e desenvolvem trabalhos sobre gerontologia, área que estuda o envelhecimento humano.

Alunas do nono período do curso de Psicologia do campus Boa Vista, Erika Varela e Teresinha Soares tiveram a oportunidade de apresentar um trabalho sobre gerontologia no I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFPE, realizado no dia 3 de outubro. Fruto do trabalho desenvolvido durante o Programa de Iniciação Científica da UNIFG, o artigo trata sobre o envelhecimento da população brasileira, relação do idoso com outras gerações e as eventuais consequências na saúde mental que essa relação (ou a falta dela) provoca.

O trabalho foi orientado pelo professor e mestre em gerontologia, André Luis Cabral, que enxergou o interesse das alunas sobre o tema e as incentivou a participarem do Simpósio através de artigo de revisão bibliográfica. “As pesquisas na área da psicologia, considerando as diversas abordagens teóricas, devem ser incentivadas desde a graduação, destacando os métodos de pesquisa mais confiáveis. A psicologia como ciência humana, social e da saúde tem muito a contribuir, de modo que não se pode deixar os aspectos psicológicos fora de focos científicos e interdisciplinares, como os estudos sobre envelhecimento”, destacou o professor André.

Além do Simpósio, o artigo também está disponível no site da UFPE e o resumo será publicado na revista científica Atenção Primária à Saúde e Boas Práticas. As alunas Érika e Teresinha também apresentaram o conteúdo na disciplina Clínica da Pessoa Idosa e farão exposição de banner no Congresso de Educação, Desenvolvimento e Inovação (Conedi), que acontece entre os dias 24 e 27 de novembro.

Erika e Teresinha não são as únicas que se interessam pelo tema. A aluna Zuíla Rios participou do projeto de extensão Chá da Longevidade em 2019 e desenvolveu um relato de experiência que vai ser apresentado no VI Simpósio Pernambucano: psicologia e envelhecimento humano. O evento é realizado pela Associação Médica de Pernambuco (AMPE) e vai acontecer no dia 21 de novembro.

Coordenadora do curso de Piscologia da UNIFG, Geovana Santos lembra: “Os professores-pesquisadores juntamente à coordenação têm a missão de estimular nossos alunos  à pesquisa cientifica, produção de artigos e apresentações de trabalhos em eventos científicos. Estas ações dão ainda mais robustez ao curso e serviço à sociedade”, finalizou.