Acessibilidade
25 de julho de 2017 17:36

Mesa redonda tira dúvidas sobre Reforma Trabalhista

O evento, realizado pela FG, é gratuito e aberto ao público. Discussão irá reunir professores de Direito e psicóloga
Já aprovada, a Reforma Trabalhista trouxe profundas transformações na legislação e irá afetar a vida profissional de milhões de brasileiros. Por ser recente, o assunto ainda gera muitas dúvidas entre os trabalhadores, que ainda não têm consciência do que foi alterado. Para ajudar a solucionar estes questionamentos, a Faculdade dos Guararapes realiza, neste sábado (29), no campus Boa Vista, uma mesa redonda que reunirá especialistas no assunto para discutir, sob diferentes pontos de vista, as principais características da Reforma. O evento é gratuito e está com inscrições abertas.

“A base desta reforma é que a negociação passa a prevalecer sobre a legislação. As rescisões trabalhistas não mais terão a participação obrigatória dos sindicatos, podendo ser realizadas na própria empresa na presença dos advogados do patrão e do trabalhador”, explica o professor de Direito do Trabalho da FG, Eduardo Walfrid. O professor ainda alerta que o trabalhador que ajuizar uma ação e não tiver êxito, deverá pagar honorários periciais, obrigação que não existia anteriormente.

Outro ponto polêmico que ainda gera dúvidas são as mudanças no recesso e no expediente. “As férias poderão ser divididas em três períodos, já a jornada de trabalho, que anteriormente era de, no máximo, oito horas diárias, a partir de agora pode chegar a 12”, afirma. Mulheres gestantes ou lactantes poderão trabalhar em ambiente insalubre e o tempo gasto no percurso para o trabalho, nos casos em que a empresa fornece o transporte, não mais poderá ser computado como jornada de trabalho. “O tempo de refeição é outro aspecto que sofreu mudanças, agora, pode ser reduzido para 30 minutos”, lembra.

Os professores de Direito do Trabalho do curso de pós-graduação da FG, Eduardo Walfrido, João Roberto e Regina Aparecida irão compor a mesa de debates. A psicóloga Karina Tavares participa da discussão para falar dos medos e anseios de quem vai viver esta mudança. Todos os participantes receberão certificado.

Serviço:
Mesa Redonda: Os impactos da Reforma Trabalhista no mercado de trabalho.
29/07/2017 – 10h
Inscrição gratuita: unifg.edu.br/extensão
Local: FG Boa Vista  – Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 155 – Boa Vista.
Outras informações: 9.9284.2731