Acessibilidade
3 de outubro de 2018 16:33

Professor da UNIFG lança livro fotográfico sobre trabalho de parteiras

 

Autor do livro, Eduardo Queiroga começou a trabalhar no projeto em 2008.

Professor da UNIFG, Eduardo Queiroga lança seu livro Cordão no próximo dia 23, às 19h, na Biblioteca do campus Piedade. Fotográfico, a obra retrata o trabalho de parteiras de Pernambuco e começou a ser produzido em 2008, quando Eduardo mergulhou no universo dessas profissionais. Neste período, o docente teve contato com 220 parteiras e desde então coleciona diversas fotos do rito do nascimento.

Cordão ganha este nome como referência ao cordão umbilical. “O título do trabalho remete ao universo fotografado. Para cortar o cordão umbilical, a parteira antes amarra dois pedaços de cordão de algodão, para interromper a comunicação entre bebê e placenta, permitindo o corte. O corte deste cordão simboliza uma vida que se inicia, um percurso a ser construído. Se o cordão é o fluxo vital, ele também é aquele que estanca esse fluxo para a criação de outros novos”, afirma Queiroga.

O livro incentivado pelo Governo de Pernambuco, através do Funcultura, tem 80 imagens produzidas por Eduardo Queiroga e texto da professora e jornalista, Fabiana Moraes. Cordão ainda foi traduzido para o inglês e espanhol e filmado em libras. O lançamento do livro na Biblioteca da UNIFG faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do centro universitário. Na ocasião, a obra será vendida a R$ 50.

Conheça o projeto: www.eduardoqueiroga.com/cordao