20 de Março de 2018 15:38

Projeto Perspectivas traz debates de temas da comunicação

Em sua primeira edição, o projeto visa dialogar com os temas atuais da comunicação, trazendo práticas de mercado aos alunos

Nesse primeiro semestre, chega a Faculdade dos Guararapes, a 1ª edição do projeto Perspectivas. Com o objetivo de promover um encontro mensal sobre temáticas que envolvem os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Design Gráfico e Fotografia, a escolha dos temas será discutida por todo o corpo docente, sob a supervisão da coordenação de comunicação.

Há poucos meses da Copa do Mundo, o tema eleito para esta primeira edição será as interfaces entre Esportes x Comunicação, em dois dias de debates. Nesta terça-feira (20/03), às 18h30, jornalistas do Escrete de Ouro da Rádio Jornal vão transmitir ao vivo o programa JC Esportes 10 e em seguida participam de um bate-papo sobre cobertura esportiva de eventos mundiais.

Na quinta-feira (22/03), a programação será a partir das 9h, com a participação dos jornalistas e produtores de audiovisual Marcelo Cavalcante (TV Globo) e Ulisses Brandão (Viu Cine), além do ilustrador Vladimir Barros, com o debate “O Esporte e as Oportunidades para o desenvolvimento de Conteúdo Midiático”.

“O projeto Perspectivas dialoga com o novo momento da Escola de Comunicação da FG, que tem promovido, desde sua inauguração, várias iniciativas em conjunto com professores e alunos, no sentido de aproximar a comunidade acadêmica com a prática profissional”, pontua o coordenador dos cursos de comunicação, Leonardo Gomes.

Entre as novidades deste ano, Leonardo destaca a inauguração da Agência Experimental de Comunicação – um espaço moderno que simula um ambiente de negócios e criatividade. Nele, estudantes podem, inclusive, receber clientes e produzir peças a partir de demandas do mercado.

Outra iniciativa de destaque para 2018.1 é o Coletivo de Comunicação Carranca FG, um espaço multiplataforma que agrega produções radiofônicas, como podcasts e reportagens especiais, além de artigos científicos, produções em telejornalismo e a webradio Carranca FG. Sob orientação da professora Karoline Fernandes, os estudantes realizam semanalmente uma reunião de pauta para definir a condução dos programas. Entre os programas da grade estão o Bate Bola FG, comandado pelos estudantes Alef Souza, Stella Duarte, Rodrigo César, Luís Fellipe, Lígia Salsa e Dalvy Rafael. O podcast contempla especialmente o futebol feminino e os esportes amadores, além de notícias sobre os principais times pernambucanos. Outro programa é o Tudo é Notícia – um informativo produzido pelos estudantes Yuri Neri, Juliano e Malu Aguiar; e o De Olho nas Cidades, produzido pelas estudantes Janaína Dias e Aryele Braz.