Acessibilidade
8 de dezembro de 2018 10:00

Roda de Conversas põe igualdade de gênero em pauta

O homem terá papel de destaque na próxima Roda de Conversas, que acontece na segunda-feira, dia 10/12, às 19h30 no campus Piedade. Isso porque o projeto desenvolvido pela área de Qualidade Acadêmica traz à edição o tema: “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero”.

A proposta de discutir igualdade de gênero e conscientizar o homem sobre a importância desse tema é uma forma de aderir à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O movimento acontece em escala global e teve início em 1991. No Brasil, ganhou adesão em 2003 e tem duração maior, pois começa no Dia da Consciência Negra, devido a dupla vulnerabilidade da mulher negra (por ser mulher e por ser negra). A campanha segue até o dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

Participa da Roda de Conversas a professora Cristiane Montarroyos. Ela é responsável pela Oficina Teorias Feministas e Literatura; atua como professora de Inglês Corporativo em diversos cursos da área de negócios na Pós-Graduação Lato Sensu da UNIFG. Desde 2015 atua como voluntária da Associação US-Brazilian Exchange Alumni (USBEA) Pernambuco. Cristiane é mestra em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ao longo de sua trajetória profissional tem vivência acadêmica no Brasil e nos Estados Unidos.

Na ocasião, também será exibido o documentário homônimo ao tema, que aborda questões sobre como homens e mulheres se relacionam, convivem e como a sociedade os enxergam; além de mostrar depoimentos de especialistas que fomentam a ruptura do machismo. O filme com duração de 51 minutos está disponível em libras e áudio descrição. As inscrições para o Roda de Conversas está disponível aqui.