Saiba como calcular e o que fazer com a sua nota do Enem

Saiba como calcular e o que fazer com a sua nota do Enem

20 / Novembro / 2019

Depois de meses se preparando para a prova do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) buscando garantir a melhor nota para ingressar em uma universidade, você deve estar se perguntando: como calcular a nota e o que fazer com a média do Enem?

Através da média obtida no exame, o candidato pode usá-la no ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes, matriculados ou não no ensino superior, que fizeram o Enem. Conforme consta no regulamento do INEP, para conseguir esse benefício é necessário obter uma média mínima de 450 pontos, além de outros requisitos escolares e de renda.  O FIES  (Programa de Financiamento Estudantil) outro programa que os participantes do exame podem utilizar,  é similar ao ProUni, mas em vez de bolsas de estudo, oferece financiamento das mensalidades em instituições particulares. O programa permite a participação de estudantes que fizeram o Enem, também com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Além desses programas, os candidatos também podem ter acesso ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada), plataforma do MEC (Ministério da Educação) que concentra as vagas das universidades, institutos e centros federais e estaduais que utilizam o Enem como critério único de seleção.

Mas afinal, como calcular a nota do Enem? O cálculo é simples: basta somar as notas das cinco provas, mais a redação, e dividir o total obtido por cinco. Desta forma, a média será calculada somando as cinco notas e dividindo-as com os seus respectivos pesos que são destinados por cada instituição.

A média nacional do Enem é cerca de 500 pontos, ou seja, para ter chances de conseguir uma vaga em uma universidade através do SiSU, ProUni ou Fies é recomendável uma média acima desse índice.

Na UNIFG, você também tem vários benefícios com sua nota do Enem. Quanto maior a nota, maior o desconto que você terá para estudar no Centro Universitário dos Guararapes, podendo chegar a até 100%. Para realizar a inscrição, basta comparecer na CAC (Central de Atendimento ao Candidato) em um de nossos campi, levando originais e cópias dos seguintes documentos:

• Carteira de Identidade;
  • Histórico Escolar;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovante de participação no ENEM: cópia do boletim enviado a você pelo INEP/MEC.

Importante: Para matricular-se na UNIFG usando a nota do Enem, é necessário ter nota diferente de zero em todas as provas objetivas e nota igual ou maior que 20% na redação.

Aproveite, a inscrição é gratuita! Para mais informações ligue 4020-9085 ou clique aqui e inscreva-se agora.