7 de agosto de 2017 16:35

Semana de Planejamento tem entrega do Prêmio Sônia Calado

Docentes são homenageados por suas melhores práticas de aulas e projetos inovadores

A abertura da Semana de Planejamento dos professores da FG, realizada na última quinta-feira (03/08), contou com a entrega do Prêmio Sônia Calado. Criado por alunos do Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvido da FG, o reconhecimento é fruto de um trabalho da disciplina de Metodologias Ativas, da pós-graduação stricto sensu da instituição. A ideia é reconhecer e valorizar os professores da FG por suas melhores práticas de aulas e projetos inovadores.

De acordo com uma das mestrandas organizadoras, Juliana Moreira, é importantíssimo motivar os docentes neste sentido. “Precisamos aprender como ensinar melhor e como ser bem compreendido. Não somos instruídos para isso em nossas aulas de graduação”. A Michele Pinheiro, outra aluna do Mestrado, explicou que o professor precisa ser capacitado para “promover o empoderamento e senso crítico no discente”. Sua colega Ana Olímpia completou: precisamos respeitar as diferenças e o potencial dos nossos alunos, ter afeto e tentar tratar de forma singular cada um, uma vez que eles têm características próprias e precisam ser amados e ajudados no processo de formação”, disse.

Esta foi a primeira edição do Prêmio que será anual e os docentes homenageados foram Carla Guedes Porfírio (98 pontos), José Luís Said Cometti (92 pontos) e Ana Cristina Cerqueira Oliveira (90 pontos) com os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.  Eles receberam os certificados de Sônia Calado, professora que dá nome a honraria. Sônia, também coordenadora do Mestrado, foi homenageada por seus alunos pelo profundo conhecimento e dedicação ao ensino. “Gostaríamos de agradecer a professora Sônia porque ela não é só uma docente, mas amiga, mentora, é pra vida toda”, destacou a mestranda Daniele Lucena.

Bastante emocionada, Sônia pontuou a gratidão e orgulho que sente deles. “Sempre me preocupou a história de que não aprendemos a ser professores. Temos o conteúdo e somos jogados em sala de aula. Então, há muito tempo tenho pensado e pesquisado como podemos estimular e desenvolver a arte de ensinar. Agradeço à FG por me dar a oportunidade de incluir este projeto no Mestrado, já que ele nem estava no escopo inicial. Aos meus alunos, imenso orgulho e gratidão por fazerem tudo isso, por me homenagear desta forma tão linda. Obrigada por tudo”.

Na abertura da Semana de Planejamento, o reitor Pierre Lucena apresentou um balanço do período anterior e as perspectivas para o novo semestre. A professora e gestora de Projetos Especiais, Marcela Valencia, apresentou a Certificação B Corp e a docente Maria Auxiliadora deu uma palestra sobre metodologias práticas e inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo de trabalho.