Acessibilidade

Apresentação

O Núcleo de Egressos da FG é direcionado para aquele estudante que colou grau após o cumprimento de sua grade curricular e tornou-se profissional graduado pela Faculdade dos Guararapes, conforme informativo da Secretaria Geral. Até 2014, já formamos mais de 5 mil egressos. O portal do Núcleo de Egressos é um canal permanente e dinâmico de comunicação entre a FG e seus ex-alunos. Nosso maior orgulho é poder acompanhar e monitorar estes profissionais, a fim de proporcionar, por meio de pesquisa, a continuidade em sua formação profissional, regida pelos valores do pertencimento, da ética, da responsabilidade socioambiental, da diversidade étnica e diversidade de gênero.

Além de sermos noticiados de seus êxitos ao contribuir no desenvolvimento humanístico e técnico-científico de nossa sociedade, temos políticas e estratégias planejadas para o desenvolvimento contínuo de sua carreira pelo PROAP – Programa de Aperfeiçoamento Profissional. Por isso precisamos que se cadastre! Com isso, você receberá notícias das ações do Núcleo de Egressos e de todos os benefícios que a FG continuará a te oferecer.

O portal do Núcleo de Egressos visa:

• Promover atualização acadêmica e comunicar a oferta de cursos, seminários e palestras direcionadas à complementação profissional do egresso;
• Integrar o egresso à comunidade acadêmica através da participação em eventos artísticos, culturais e esportivos promovidos pela FG;
• Proporcionar a participação de egressos em atividades extensionistas (como parte proponente de cursos de extensão, palestrante/conferencista em eventos acadêmicos e científicos, e como colaborador em atividades de responsabilidade social);
• Oferecer e divulgar a política de benefícios direcionada aos egressos da FG relacionados aos programas de pós-graduação; programas de desenvolvimento de carreiras; feiras de oportunidades trabalhistas;
• Apoiar os egressos em questões de mercado de trabalho e empregabilidade;
• Divulgar possibilidades e eventuais ofertas de vagas de emprego;
• Proporcionar ao egresso espaço para socialização e divulgação de contribuições à sociedade (conquistas, premiações, produção artística e literária);
• Possibilitar e promover o relacionamento entre antigos colegas de curso, assim como eventuais encontros entre as turmas.
• Captar informações, através de ferramenta própria, para construção de indicadores que irão subsidiar a avaliação contínua da política institucional de acompanhamento do egresso.

Outras informações

A missão da Faculdade dos Guararapes (FG) surgiu em 2002 e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado, através da preparação de profissionais, com sólida formação humanística e técnico-científica, conscientes do seu papel social e comprometidos com o exercício da cidadania plena. Os pilares que sustentam esta missão institucional são alicerçados de forma sistêmica para a garantia da sustentabilidade, com a valorização das dimensões políticas, técnicas, sociais, humanistas, ecológicas e artístico-culturais em suas ações de ensino, pesquisa e extensão.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FG está a serviço do cumprimento de sua missão, voltado para as necessidades da comunidade local e regional, considerando as demandas profissionais e educacionais para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco. Essas demandas, somadas às inovações tecnológicas, devem estimular a interdisciplinaridade de saberes, a sensibilidade, a educação cidadã e a capacidade crítica, a partir da problematização da realidade na construção do conhecimento e exercício da cidadania plena.
Ao longo dos anos, a Faculdade dos Guararapes tem formado os melhores profissionais do mercado que, por meio dos seus cursos de Graduação e Pós-Graduação, são preparados para se tornarem não apenas profissionais diferenciados, mas também indivíduos preparados para enfrentarem os desafios do dia a dia. A confiança mútua que se estabelece, ao longo da jornada acadêmica, contribui de forma singular para esse resultado positivo, estreitando as relações entre aluno e Instituição. Porém, a FG entende que o acompanhamento do desenvolvimento acadêmico e profissional não pode parar após o recebimento de um Diploma ou Certificado. Entendemos que essa é apenas mais uma etapa que se conclui, e o convívio não deve ser interrompido.
Dessa forma, deu-se a necessidade de um núcleo a fim de acompanhar e monitorar o profissional egresso da FG; o NAMPE que se instrumentaliza por meio da aplicação e desenvolvimento de metodologias e políticas de relacionamento inovadoras, como uma proposta viável e democratizante do aperfeiçoamento do conhecimento de profissionais para o Estado de Pernambuco.
Nesse contexto, entende-se que o egresso de um curso de nível superior da FG, em sua experiência profissional, tenha a possibilidade de confrontar os conhecimentos adquiridos, as habilidades desenvolvidas e as atitudes experienciais durante sua vida acadêmica com o atual exercício de sua profissão.

A Faculdade dos Guararapes empodera o Núcleo de Egressos a desenvolver e treinar talentos por meio de cursos de Extensão, em parceria com a Coordenação de Extensão. Há também o Programa de Aperfeiçoamento Profissional (Proap), uma iniciativa destinado ao desenvolvimento de docentes, ou seja, egressos que desejam tornar-se professores universitários.

São ações do PROAP:

ENCONTROS ANUAIS DE EGRESSOS DA ESCOLA DE SAÚDE
ENCONTROS ANUAIS DE EGRESSOS DA ESCOLA DE NEGÓCIOS
ENCONTROS ANUAIS DE EGRESSOS DA ESCOLA DE DIREITO
ENCONTROS ANUAIS DE EGRESSOS DA ESCOLA DE ENGENHRAIA E TECNOLOGIA
REUNIÕES CONDUZIDAS POR REPRESENTANTES DOS ÓRGÃOS DE CLASE E ORDEM
PROMOÇÃO DE PALESTRAS, OFICINAS E TREINAMENTOS CONDUZIDOS POR EGRESSOS
PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE COLAÇÃO DE GRAU.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
CONCESSÃO DE DESCONTOS PARA PÓS-GRADUAÇÃO
DIVULGAÇÃO DE VENTOS INSTITUCIONAIS
FORMAÇÃO DE BANCO DE TALENTOS
ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL
PESQUISA DE NPS
PESQUISA DE EMPREGABILIDADE E CARREIRA
PROGRAMAS DE RELACIONAMENTO E PERTENCIMENTO
PROGRAMAS DE EXTENSÃO COM PARTICIPAÇÃO DOS EGRESSOS
PROGRAMAS DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM MODO EAD
FACILITAÇÃO PARA USO DE ESPAÇOS INSTITUCIONAIS ACADÊMICOS: BIBLIOTECA, CURSO DE INGLÊS, CURSOS DE EXTENSÃO, ACADEMIA ESCOLA, ESPAÇOS COMUNS DA INSTITUIÇÃO.