Acessibilidade

Pesquisa

A produção do conhecimento é instrumento fundamental no aperfeiçoamento das sociedades, podendo se constituir,em geração de respostas a inquietações e problemas do cotidiano. A pesquisa, agente maior desta produção na forma como se encontra institucionalizada na atualidade, sendo realizada, principalmente no âmbito da academia, é ainda catalisadora do aprimoramento de ensino de graduação e pós-graduação.
O Projeto Pedagógico Institucional da Faculdade dos Guararapes entende pesquisa como um dos fundamentos para o cumprimento da sua missão institucional. Seus resultados devem contribuir não só com a produção intelectual, mas fundamentalmente com a geração de respostas a temas relevantes para a ciência a cultura e a humanização, propiciando questionamentos críticos e contínuos, gerando novas indagações ou aperfeiçoamento nos achados precedentes.

Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC)

Constituem objetivos do programa de iniciação científica:

  • Incentivar a pesquisa científica entre os componentes do corpo discente da graduação.
  • Inserir os alunos da graduação em projetos de pesquisa.
  • Apoiar a elaboração de projetos de pesquisa dos componentes do corpo docente, viabilizando sua execução e posterior divulgação nos meios acadêmico e social.
  • Fomentar, através de recursos da Faculdade dos Guararapes- FG e de outros órgãos de apoio à pesquisa ligada a projetos de iniciação científica (FACEPE, CNPq e CAPES- se houver), o conhecimento científico da nossa região.

Outras informações

Horários

Atendimento
Seg a Sex – 09h às 16 h

Atendimento ao público
Seg a Sex – 8h às 12h | 09 h às 16 h

Ações de Pesquisa e Iniciação Científica

1.SEMINÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Refere-se aos SEMINÁRIOS dos alunos bolsistas de iniciação científica. Durante o evento, os alunos do PIIC apresentarão os resultados das suas investigações nas áreas temáticas escolhidas pelos seus orientadores.

2.SEMINÁRIOS DE LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÕES DE LIVROS DOS DOCENTES
Refere-se ao SEMINÁRIO onde o professor apresentará uma síntese do livro que está publicando.

3.SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DAS REVISTAS ELETRÔNICAS
Durante o Seminário, haverá o lançamento da Revista Eletrônica, em formato especial, seguido de apresentação de palestra de um ou mais convidados que apresentaram artigos na Revista. Serão cinco seminários, correspondendo ao lançamento das cinco publicações nas áreas de Negócios, Direito, Saúde, Tecnologia e Pós-Graduação.

4.PALESTRAS COM CONVIDADOS ESPECIAIS
Refere-se a Palestras com convidados especiais das áreas de concentração da FG promovido pela COPESQ em cooperação com as Coordenadorias de Cursos.

5. PROJETOS DE PESQUISAS INDIVIDUAIS DOS DOCENTES
Refere-se a elaboração de Projetos de Pesquisa dos professores da FG e encaminhados às Instituições de Fomento, como CNPq, FINEPE e FACEPE.

Programas e Projetos

– Programa Guararapes Social (Responsabilidade Social)
– Programa Guararapes Terceira Idade – GUATI
– Programas de cursos e atividades de extensão (PROCAE)
– Programa Guararapes de Desenvolvimento da Qualidade e Produtividade (Qualiguararapes)
– Programa Sutilezas – O ser humano e a alma do mundo

Publicações

PIIC

  • O Programa de Iniciação Científica rege-se pelo Regulamento de Iniciação Científica, pelo Edital de Iniciação Científica e pelo Regimento da Faculdade dos Guararapes.
  • A carga horária despendida pelo estudante bolsista no exercício de suas tarefas será computada como horas de atividades complementares de graduação, sobre as quais dispõe o Regulamento das Atividades Complementares e o Regimento da Faculdade dos Guararapes.

Editais de Monitoria