Acessibilidade

Sentido da Pesquisa

Estruturados em Núcleos, Grupos e Linhas de Pesquisa, os projetos de pesquisa estão organizados com o propósito de produzir estudos contínuos, desenhar referenciais conceituais e metodológicos e questionar a realidade política, social e comunitária, observando as demandas sociais, profissionais e as condições de aplicabilidade dos saberes produzidos. Para o cumprimento das tarefas que se impõe, o envolvimento do corpo discente é indispensável e se dá no desenvolvimento de programas de iniciação científica, em que o aluno se envolve no processo investigativo sob a orientação de um professor/pesquisador. Compreende-se pesquisa como responsabilidade social, cujos resultados devem ser socializados e difundidos através de um permanente estímulo à publicação e à realização de eventos científicos de modo a articular as ações de ensino e extensão com a comunidade do município do Jaboatão dos Guararapes do Estado de Pernambuco e do Brasil.

I.DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, GESTÃO E CIDADANIA
Indicadores socioeconômicos, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente sustentável.Estudos, Políticas e Tecnologias de Gestão Organizacionais. Estudo da Ciência Jurídica.

II.QUALIDADE DE VIDA
Ciência da Saúde. Saúde coletiva.Nutrição e Saúde Pública. Reabilitação Físico-Funcional e Social. Corporeidade. Psicologia e Sociedade. Educação Física e Saúde Coletiva.

III.DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS
Sistemas Computacionais Processamento Inteligente da Informação. Automação, Controle e Robótica. Sistema de Informação e Banco de Dados. Tecnologia da Informação

IV. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
Educação e Ética. Comunicação e Processos de Significação. Educação para o Desenvolvimento Humano. Gestão em Educação. Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Políticas Públicas. Complexidade Cultural, Linguagem e Processos de Comunicação.Comunicação, Ideologias e Processos Históricos.