Acessibilidade

Setores

Horário de férias

A partir de 08/01 até 17/02, as Bibliotecas dos campi Piedade e Boa Vista sofrerão alterações nos horários de expediente. Confira:

–  2ª a 6ª feira, das 9h às 19h;
– A Biblioteca do campus Boa Vista não abrirá aos sábados de janeiro/2018;
– A Biblioteca do campus Boa Vista abrirá nos sábados 3 e 17/02/2018, no seguinte horário: 9h às 13h.
– A Biblioteca do campus Piedade abrirá nos sábados 20 e 27/01/2018 e, 3 e 17/02/2018 no seguinte horário: 9h às 13h.

É importante destacar que os empréstimos realizados desde a última segunda-feira (11/12), terão o prazo de entrega estendido. A devolução está programada para 19 de fevereiro de 2018.
Alunos concluintes
Para a obtenção do Nada Consta é necessário efetuar a devolução do material, independente do prazo de devolução. O objetivo é sanar as pendências no Sistema Integrado de Bibliotecas a fim de agilizar o processo de conclusão de curso.

Bibliotecas

A Biblioteca é um órgão de apoio ao ensino, pesquisa e extensão da Faculdade dos Guararapes, criada em 1998 para atender às necessidades e demandas de informação dos seus usuários. Sua finalidade é auxiliar o desenvolvimento dos programas dos Cursos através do apoio bibliográfico e suporte informacional à comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários).

Horários de Atendimento

Segunda a Sexta
8h15 às 21h

Sábado
8h15 às 13h30

Minha Biblioteca

Os alunos da FG podem desfrutar gratuitamente de uma das melhores e mais completa plataforma de livros digitais, a Minha Biblioteca. A ferramenta possui mais de 6.500 títulos de e-books técnicos, científicos e profissionais das principais editoras acadêmicas do país e está disponível no Autoatendimento do site da FG. O acesso, feito com login (e-mail cadastrado) e senha, pode ser realizado através de smartphone, tablet, desktop e notebook com internet.

Na Minha Biblioteca, há obras das áreas de ciências jurídicas, biológicas, exatas, humanas, sociais aplicadas e outras temáticas acadêmicas. Saraiva, Manole, Atlas, Gen e Grupo A são algumas das editoras sócias. Elas englobam diversos selos, dentre eles: Método, LTC, Forense, Guanabara Koogan, Artes Médicas, Atual e outras. A plataforma conta ainda com as editoras convidadas Cengage Learning, Grupo Autêntica, Zahar, Edições Loyola e Cortez Editora.

Os estudantes podem ainda fazer anotações e realces com várias cores, armazenando o conteúdo para futuras pesquisas, já que possuem uma conta individual na ferramenta. Além disso, os livros podem ser acessados 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Periódicos on-line

Artigos On-line

Base de Dados

SCIELO – Base de Dados com abrangência em diversas áreas do conhecimento;

COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica – O COMUT permite às comunidades acadêmica e de pesquisa, o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento (através de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos), exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei de Direitos Autorais.

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA/IBICT – Base de dados que disponibiliza todo o acervo existente nas áreas de Ciência e Tecnologia, referente ao acervo da Biblioteca do IBICT. O projeto Biblioteca Digital Brasileira – BDB, propõe-se a integrar em um único portal os mais importantes repositórios de informação digital do país, de forma a permitir consultas simultâneas e unificadas aos conteúdos informacionais destes acervos. O objetivo geral da BDB é contribuir para aumentar o acesso aos documentos eletrônicos que sejam de interesse para o desenvolvimento das atividades técnicas e cientificas, assim como para os demais setores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país, tais como o de educação e o produtivo.
CIDADE DO CONHECIMENTO – é um projeto da Universidade de São Paulo que promove a criação, a incubação e o desenvolvimento de projetos por meio de redes digitais colaborativas.

DISSERTATIONS PROQUEST – Base de dados on-line, em língua inglesa, com mais de 1 milhão e 500 mil entradas. Apresenta trabalhos de autores americanos e europeus. São adicionadas 47.000 novas dissertações e 12.000 novas teses a cada ano. As dissertações podem ser lidas até as primeiras 20 páginas podendo ser traduzidas via tradutor.

REDE DE TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – Site apresenta as atividades da Rede de Tecnologia que disponibiliza competências para solucionar problemas de natureza tecnológica. Reúne 41 das principais universidades brasileiras, centros de pesquisa e instituições de fomento.