Bibliotecas

A Biblioteca é um departamento de apoio ao ensino, pesquisa e extensão do Centro Universitário dos Guararapes, criada em 1998 para atender às necessidades e demandas de informação dos seus usuários. Sua finalidade é auxiliar o desenvolvimento dos programas dos Cursos através do apoio bibliográfico e suporte informacional à comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários).

Atendimento durante a Covid-19

Informamos que desde o dia 27/01/2021, a Biblioteca da unidade de Piedade está funcionando das 9h às 19h, de 2ª a 6ª feira, para o serviço de Devolução de Livros. Quanto ao Serviço de Empréstimo, estamos oferecendo o “Empréstimo Agendado”, ou seja, o usuário pesquisa no catálogo online da Biblioteca, através do Portal do Aluno, no link “Biblioteca Física”, informa o autor e título do material que está necessitando pesquisar, e a Biblioteca através do e-mail: [email protected], informa ao usuário o dia e a hora, do mesmo, vir buscar o referido material. Quanto as Renovações de Livros, estas estão sendo automáticas pelo sistema Pergamum.

Biblioteca Online

Os alunos da UNIFG podem desfrutar gratuitamente das melhores e mais completas plataformas de livros digitais, a Minha Biblioteca e a Biblioteca Virtual da Pearson. As ferramentas possuem cerca de 19 mil títulos de e-books técnicos, científicos e profissionais das principais editoras acadêmicas do país e está disponível no Portal do Aluno. O acesso pode ser realizado através de smartphone, tablet, desktop e notebook com internet.

Na Minha Biblioteca e na Biblioteca Virtual da Pearson, há obras nas mais variadas áreas do conhecimento, isto é, ciências jurídicas, biológicas, exatas, tecnologia, humanas, sociais aplicadas e outras temáticas acadêmicas. Saraiva, Manole, Atlas, Gen, Pearson, Casa do Psicólogo, Método, LTC, Forense, Guanabara Koogan, Artes Médicas, Atual, são algumas das editoras.

Os estudantes podem ainda fazer anotações e realces com várias cores, armazenar conteúdo para futuras pesquisas, já que possuem uma conta individual na ferramenta. Além disso, os livros podem ser acessados 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma remota.

Periódicos on-line

Artigos On-line

Base de Dados

SCIELO – Base de Dados com abrangência em diversas áreas do conhecimento;

COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica – O COMUT permite às comunidades acadêmica e de pesquisa, o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento (através de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos), exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei de Direitos Autorais.

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA/IBICT – Base de dados que disponibiliza todo o acervo existente nas áreas de Ciência e Tecnologia, referente ao acervo da Biblioteca do IBICT. O projeto Biblioteca Digital Brasileira – BDB, propõe-se a integrar em um único portal os mais importantes repositórios de informação digital do país, de forma a permitir consultas simultâneas e unificadas aos conteúdos informacionais destes acervos. O objetivo geral da BDB é contribuir para aumentar o acesso aos documentos eletrônicos que sejam de interesse para o desenvolvimento das atividades técnicas e cientificas, assim como para os demais setores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país, tais como o de educação e o produtivo.
CIDADE DO CONHECIMENTO – é um projeto da Universidade de São Paulo que promove a criação, a incubação e o desenvolvimento de projetos por meio de redes digitais colaborativas.

DISSERTATIONS PROQUEST – Base de dados on-line, em língua inglesa, com mais de 1 milhão e 500 mil entradas. Apresenta trabalhos de autores americanos e europeus. São adicionadas 47.000 novas dissertações e 12.000 novas teses a cada ano. As dissertações podem ser lidas até as primeiras 20 páginas podendo ser traduzidas via tradutor.

REDE DE TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – Site apresenta as atividades da Rede de Tecnologia que disponibiliza competências para solucionar problemas de natureza tecnológica. Reúne 41 das principais universidades brasileiras, centros de pesquisa e instituições de fomento.