Acessibilidade

SICOE – Sistema de Eventos e Cursos

Este é o sistema de acesso aos cursos da Coordenação de Extensão (COEX) da FG. Pesquise AQUI o curso desejado e faça o seu registro.

Extensão

As atividades de extensão da Faculdade dos Guararapes fazem parte de um amplo projeto de expansão das atividades desenvolvidas através de projetos específicos, que buscam em sua finalidade atender as demandas da sociedade, além de alimentar as perspectivas de diversificação de propostas educacionais que vão desde a formação acadêmica profissional até o incentivo e a implementação de práticas sociais e culturais que visam formar cidadãos conscientes e responsáveis.

Objetivos

  • Fortalecer a disseminação da responsabilidade social, respaldadas nas dimensões do PDI.
  • Garantir a imagem Institucional no contexto da responsabilidade social, cultura afro-brasileira, meio ambiente e direitos humanos.
  • Promover a coerência do discurso e a prática institucional, além de fortalecer e garantir a qualidade do ensino-aprendizado.
  • Contribuir para a integração entre as instâncias administrativas e acadêmicas que compõem a estrutura organizacional e a Extensão.

Destaques da Extensão

  • Coral FG Encanto
  • Programa Guararapes Social (Responsabilidade Social)
  • Programa Guararapes Terceira Idade – GUATI
  • Programas de cursos e atividades de extensão (PROCAE)
  • Programa Guararapes de Desenvolvimento da Qualidade e Produtividade (Qualiguararapes)
  • Programa Sutilezas – O ser humano e a alma do mundo

Editais

Editais

FG Comunidade

A FG reformou um sobrado em Piedade e instalou lá vários serviços gratuitos, na área de Saúde, Direito e Ciências Contábeis, para a população de baixa renda de Jaboatão dos Guararapes. Nesse centro de serviços – que completou recentemente 1 ano de funcionamento – também é oferecido atendimento na área jurídica e de saúde a famílias com crianças com microcefalia. Ao todo, são em torno de 50 crianças atendidas. No local, as crianças são acompanhadas por diversos profissionais da unidade, de acordo com a necessidade e de maneira interdisciplinar, na área de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia, além do trabalho jurídico. A lista das crianças é enviada pela Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe) para cadastramento e triagem. O atendimento jurídico é viabilizado por meio de parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco. Outro serviço novo disponível ao público no FG Comunidade é o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), em parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil no Recife. A unidade oferece orientação contábil e tributária gratuita a moradores de baixa renda, além de microempresas e entidades sem fins lucrativos de Jaboatão dos Guararapes. O atendimento é feito por alunos e professores.

Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais

O Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais (NERER) busca valorizar a história e cultura do povo brasileiro, com o intuito de recuperar mais de um século de distorções e distanciamento que resultou numa inconsistência na formação das identidades e relações étnico-raciais. Incentiva os(as) discentes e docentes no reconhecimento da história e cultura afro-brasileira, pautando que essa temática não se restringe a população negra, ao contrario, diz respeito a todos os indivíduos, principalmente porque educar para as relações raciais envolve a todos enquanto cidadãos que vivem numa sociedade multicultural e pluriétnica, capaz de construir uma nação democrática, mais justa e igualitária. O NERER promove relações étnico-raciais baseada no respeito a diversidade e aos direitos humanos.

O Núcleo se propõe a promover o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura étnica-racial e os direitos humanos na acadêmica e, também, na comunidade. Estimula a formação da consciência cidadã e política a respeito das diferenças e das diversidades, promovendo ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Busca o fortalecimento das práticas individuais e coletivas que favoreçam a promoção, proteção e defesa dos direitos humanos. O grupo também incentiva a produção de pesquisa no âmbito acadêmico.

Saúde em Foco

Neste projeto, a FG participa de ações comunitárias em saúde, apoiando o Projeto Movimento Comunitário “Saúde para Todos”, da Associação Movimento Comunitário Muda Jaboatão, no município de Jaboatão dos Guararapes. Os estudantes participam da capacitação de orientação para a prestação de serviços comunitários em saúde como: verificação de pressão arterial, HGT, IMC, limpeza de pele, higiene bucal, avaliação postural e orientação nutricional, dentre outros. É realizado mensalmente em comunidades de baixa renda de Jaboatão dos Guararapes.

Atendimento Nutricional Individualizado

O projeto oferta atendimento nutricional ambulatorial, contribuindo para o tratamento do excesso de peso, através do manejo clinico. Proporcionando aos alunos a prática dos conceitos aprendidos em sala de aula e aprimoramento das técnicas de avaliação e orientação nutricional.

Atendimento Gestante Saudável

O projeto oferta atendimento à gestantes, contribuindo para o processo de gestação, através do manejo clínico. Proporcionando aos alunos a prática dos conceitos aprendidos em sala de aula e aprimoramento das técnicas de acompanhamento.

Projeto de Educação em Direitos Humanos

O Projeto de Educação em Direitos Humanos faz parte do processo de redefinição do perfil estratégico institucional sugerido pelo Plano Institucional da Faculdade dos Guararapes. Atende também o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) onde se encontram indicadas a filosofia e as políticas institucionais para as dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da ação comunitária.

O Projeto de Educação em Direitos Humanos é um desdobramento da práxis pedagógica sugerido na missão prevista no Plano Institucional: “…contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado, através da preparação de profissionais, com sólida formação humanística e técnico-científica, conscientes do seu papel social e comprometidos com o exercício da cidadania plena”.

Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade

O Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade tem como objetivo a formação de recursos humanos na área de educação ambiental. Constitui-se em um grupo de estudo, discussão e divulgação das questões ambientais, que trabalha junto à comunidade em geral. Desenvolve atividades em parceria com a Coordenação de Extensão e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes nos programas nacionais e internacionais, que colocam para as gerações presentes questões preocupantes e de solução bastante complexa, como: reciclagem do lixo, a má utilização da água, do ar, do solo e da biodiversidade. Busca, de maneira simples e clara, conscientizar e capacitar cada indivíduo a participar de maneira responsável nas decisões comunitárias e pessoais, que digam respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida.