Acessibilidade

Central do Candidato: (81) 4020-9085 / Central do Aluno: (81) 3461-5556 +

Sobre a UNIFG e a Faculdade dos Guararapes

 

A UNIFG e a Faculdade dos Guararapes têm por tem por finalidade desenvolver processos de formação de nível superior, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão, a prestação de serviços à comunidade, a investigação e a difusão da cultura, da ciência, da tecnologia e das artes.

Criadas com o propósito de promover o ensino e a extensão como forma de participar do processo de desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do estado de Pernambuco.

NOSSA HISTÓRIA

Foi autorizada em 2001, pela Portaria Ministerial de nº . 1.738/2001/MEC, objetivando desenvolver a formação de profissionais por meio de cursos e atividades acadêmicas diversificadas, contribuindo para o processo de desenvolvimento sustentável de Jaboatão dos Guararapes e do Estado de Pernambuco. Sua oferta acadêmica teve início em 2002, com os cursos de graduação em Administração (habilitações em Marketing e em Análise de Sistemas), Direito e Ciência de Computação. Em 2004, foi ampliada a oferta, mediante a instalação do Curso de Graduação em Administração Hospitalar.

Tendo à frente a necessidade de consolidar-se como instituição de ensino superior, a Faculdade, de acordo com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, já está com novos cursos na área de saúde, além de cursos superiores de tecnologia. É a continuidade de uma história há pouco iniciada, na qual está presente o componente político, na medida em que são abertas novas possibilidades de ingresso de vários segmentos sociais ao ensino superior.

Desde novembro de 2007, integrou a Laureate Internacional Universities, maior rede de universidades do mundo. Isso significa ensino de qualidade internacional, facilidades para o aluno estudar e pesquisar em instituições estrangeiras durante a sua graduação e oportunidades de empregabilidade global, entre outras vantagens.

Ao final de 2016, a FG credencia-se como Centro Universitário, iniciando uma nova etapa em sua trajetória de sucesso.

A Faculdade dos Guararapes (anteriormente denominada Faculdade CEDEPE e Faculdade dos Guararapes de Recife), passou a integrar a Rede Laureate em 04 de julho de 2012.

A Instituição foi credenciada pela Portaria MEC nº 310 – de 05/04/2012 e iniciou a sua oferta com o Curso de Graduação em Administração, autorizado pela Portaria MEC nº 49 – de 28/05/2012. Porém, a sua história teve início em 1989, com a fundação do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial (CEDEPE). Na época, acontecia a oferta de cursos de capacitação empresarial de curta duração. Apenas em 2007, a Instituição obteve credenciamento especial para a oferta de pós-graduação lato-sensu através da Portaria nº 964 de 10/10/2007.

O credenciamento como Instituição de Educação Superior em 2012 foi a consolidação de uma história de sucesso anterior na oferta da pós-graduação lato sensu e, nesse tipo de oferta, já possui mais de 10.000 egressos em todo o Brasil, sendo considerada uma Instituição de referência pelo projeto pedagógico, idônea e comprometida com a qualidade dos serviços prestados.

Como marca de sua qualidade acadêmica, a instituição, por 10 anos consecutivos, foi eleita pelas revistas EXAME e VOCÊ S/A e pelos jornais Valor e Folha de São Paulo, entre as 10 (dez) melhores Escolas de Negócios do país.

A Faculdade dos Guararapes e o Centro Universitário dos Guararapes são compostas, atualmente, por uma equipe de docentes e técnicos com relevante experiência empresarial e de magistério superior e o seu projeto pedagógico é referência na comunidade acadêmica e sociedade pernambucana por apresentar uma metodologia inovadora que trabalha com cenários de aprendizagens coorporativos, possibilitando uma maior integração da teoria e prática. Consolidando os pilares que são os 3P´s (Prática, Próxima e Plural).

“Ser reconhecida como uma instituição de referência educacional, pela excelência do Projeto Pedagógico Institucional”, constitui nossa visão.

Neste site, a Instituição disponibiliza o acesso a diversas informações institucionais: missão, princípios, objetivos, estrutura organizacional, estrutura física, ensino de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica), ensino de pós-graduação, extensão, pesquisa, sistema integrado de bibliotecas, serviços on-line, calendário acadêmico, eventos e ensino a distância.

Outras informações

Filosofia de Atuação

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado, através de uma formação humanística e técnico-científica, o Centro Universitário tem o seu Projeto Institucional voltado para a constituição da cidadania do povo pernambucano.

O Centro Universitário dos Guararapes atua ainda com uma proposta inovadora e direciona os seus serviços de modo a atender a demandas sociais identificadas junto à população, preparando profissionais cidadãos, aptos a contribuírem para o desenvolvimento sustentável do estado.

Corpo Administrativo

Presidente Clay Mattozo

Reitor Prof. Dr. Breno Schumaher Henrique

Certificação Empresa B

 


A Faculdade dos Guararapes completou uma avaliação rigorosa do B Lab®, uma organização independente sem fins lucrativos, quefunciona como um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem, econquistou a recertificação B CorpTM[IES] é membro da rede Laureate International Universities e a Laureate Education, Inc. é um Certified B Corp® – a maior empresa do mundo com o status B Corp™.

 
Para mais informações, acesse o sitehttps://www.laureate.net/AboutLaureate/B-Corp.

 

Premiação Here for Good - Projeto Quero Bem

No ano de 2017, o vencedor do Here for Good Award , nome da premiação internacional da Laureate, foi o projeto “Quero Bem”, liderado pelas professoras Fátima Casa Nova e Alessandra Bahia. Criado no âmbito da UNIFG Comunidade, clínica escola e centro de prática jurídica da UNIFG, o projeto oferece tratamentos nas áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia para crianças com microcefalia, acolhe e presta atendimento psicológico e jurídico às famílias. Todos os atendimentos são feitos pelos professores e alunos que atuam na clínica escola, prestando serviço à comunidade local.

 

Para maiores informações acesse: https://unifg.edu.br/querobem/