Aluno de Mestrado da UNIFG apresenta artigo em congresso nacional
24 / Julho / 2019
Artigo aborda questões da celeridade judiciária e será apresentado no 6º Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, que acontece em agosto, em Recife.
Colaborador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) há 27 anos e bacharel em direito, Paulo José utilizou questões do seu dia a dia profissional para produção de artigo realizado durante o seu mestrado na UNIFG. “Inovações trazidas pelo TJPE a partir da experiência do Tribunal Regional Federal da 5ª região na cidade do Recife para os tribunais brasileiros” foi o título da pesquisa de Paulo.
O trabalho foi desenvolvido em um ano e submetido à Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) para apresentação no sexto congresso homônimo da entidade. O evento acontece entre os dias 28 e 30 de agosto na UFPE. Na ocasião, Paulo terá a oportunidade apresentar como o órgão em que trabalha soube aproveitar a tecnologia a favor dos seus colaboradores e da própria sociedade a partir de outro case corporativo. “A participação da UNIFG nesse caminho foi primordial. Ao abrir as portas com o programa de mestrado, me deu oportunidade de expor um tema que já fazia parte da rotina das pessoas que trabalham diretamente com o assunto, mas pouco conhecido pela população”, pontuou o servidor público.
A celeridade processual, assunto que Paulo traz em seu artigo, se tornou emenda constitucional de número 45 em 2004 e foi criada para agilizar os processos na Justiça, dado o grande número de casos abertos. Apenas em 2017, pouco mais de 80 milhões de processos tramitavam no Brasil. Embora o número seja expressivo, aquele ano superou pela primeira vez o número de 30 milhões de casos solucionados e foi o ano de menor crescimento de novos casos. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2017, o aumento foi de 0,3%.
Em sua primeira apresentação num congresso, Paulo contou com a orientação do professor Modenesi. “Ele teve vital importância pelos seus ensinamentos e comandos, tanto no conteúdo do artigo com na elaboração da minha dissertação”, concluiu.