Diplomado Ensino Médio é a nova forma de ingresso na UNIFG

Diplomado Ensino Médio é a nova forma de ingresso na UNIFG

15 / Março / 2021

A UNIFG lançou em fevereiro uma nova modalidade de ingresso à instituição: o Diplomado Ensino Médio. Para ingressar nesta categoria, o candidato só precisa apresentar o histórico escolar do Ensino Médio, sem a necessidade de quaisquer tipos de provas. A modalidade é regulamentada pelo MEC e inscrição é realizada através do formulário online.

Além do certificado e ficha 19 para efetivação da matrícula, também é preciso apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, entre outros documentos. Candidatos que desejam ingressar ainda este semestre, poderão fazer a inscrição de forma online, com isenção de três mensalidades em 21.1, matrícula grátis e bolsa de até 60% para todo o curso. As aulas começam dia 19 de abril.

“Foi uma das formas que a UNIFG encontrou para se adequar ao novo cenário, que é cada vez mais prático. Muitas pessoas buscam oportunidades no ensino superior e não querem abrir mão da praticidade dos processos, inclusive, o de entrada em uma instituição. Certamente um processo que chegou para dar mais oportunidades de formação”, disse a coordenadora da Central de Atendimento ao Candidato (CAC), Tatiane Coelho.

Diplomado Ensino Médio: O candidato deve apresentar o certificado de conclusão de Ensino Médio e demais documentos necessários para efetuar a matrícula, como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros. Não é preciso realizar prova.

Mega Seleção: Certame realizado periodicamente e em dias pré-determinados pela UNIFG. A prova acontece de forma online e é preciso acertar um número mínimo de questões para ser aprovado. Os candidatos com as melhores notas ganham bolsas integrais da instituição, de acordo com o edital.

Vestibular Digital: Nesta modalidade, o candidato pode realizar a prova a qualquer momento, sem data ou horário específicos. Como o nome sugere, a avaliação acontece de forma online com as medidas de segurança necessárias para evitar fraudes.  Aprovados nessa modalidade concorrem a bolsas parciais.

Enem: Pessoas que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem apresentar a nota da prova como forma de ingresso. São válidos quaisquer boletins das últimas 10 edições, não ter zerado a redação e ter atingido uma nota média de ao menos 200 pontos. A UNIFG oferta bolsas de 100% para pessoas com as melhores notas. O próprio Enem funciona como prova e não é preciso fazer outra.

Fies\Prouni: São programas do Governo Federal e que a UNIFG adere. Em ambos, é preciso ter participado do Enem e os candidatos com as melhores notas ganham o benefício. Além da nota, os programas também avaliam questões socioeconômica e de escolaridade (se estudou o Ensino Médio em escola pública ou privada; ou se já tem graduação, por exemplo, são critérios que são considerados para o conseguir – ou não – o benefício).

Transferência: Aqui, o aluno de outra instituição pode mudar para UNIFG. É preciso apresentar, entre outros documentos, as ementas das disciplinas cursadas da instituição de origem, que passará por avaliação da coordenação de curso da UNIFG. Não é preciso fazer prova.

Segunda Graduação: Exclusivo para pessoas que já têm formação superior e desejam passar por outra formação acadêmica. É obrigatório apresentar o diploma ou certificado da primeira graduação e não é necessário realizar nenhum outro tipo de exame.